Macuco adere à campanha Maio Amarelo

Macuco adere à campanha Maio Amarelo

Movimento visa à conscientização sobre segurança no trânsito

                                                                                                                                                              ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, no mês de maio acontece a campanha ‘Maio Amarelo’, que segundo os idealizadores não é somente uma campanha, mas uma ação onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito, buscando formas de torná-lo mais seguro, já que o tema preocupa diversos países e precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.

Em Macuco, a adesão à campanha comprova ser fundamental a promoção de ações conjuntas entre Poder Público e população. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar os mais diversos segmentos, entre eles órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige em suas mais diferentes esferas.

Utilizando um fitilho amarelo como símbolo – escolha proposital com intenção de expor e tratar acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, tendo como premissa a preservação da vida – o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizá-la para tornar o trânsito mais seguro e diminuir acidentes. Na verdade, o ‘Movimento Maio Amarelo’ nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para se ter uma ideia, são três mil vidas perdidas por dia em estradas e ruas.  Se nada for feito, estima-se que quase dois milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020.

Na quarta-feira, 18, com auxílio dos jovens integrantes do Projeto Guarda Mirim e Ambiental, sob coordenação do instrutor e guarda municipal Raul Carapeba, a Prefeitura de Macuco se engajou na campanha, promovendo panfletagem no centro da cidade e distribuindo informações sobre o tema, em particular sobre dez regras básicas de segurança no trânsito. “Conscientização é palavra chave. Devemos observar os cinco principais fatores de risco apresentados pelas autoridades mundiais no assunto: dirigir sob o efeito de álcool; excesso de velocidade; não uso do capacete; do cinto de segurança; e das cadeirinhas. Com essa adesão, mobilizamos a população de Macuco nessa campanha de conscientização”, explica o prefeito Félix Lengruber.

Deixe uma resposta