Você está visualizando atualmente O futuro da música erudita em Macuco

O futuro da música erudita em Macuco

Parceria movimenta Escolinha da Sociedade São João Batista

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Tradicional instituição do município de Macuco, a Sociedade Musical São João Batista é uma das mais antigas e conceituadas representações dos segmentos popular e erudito de música na região. Com um trabalho de preservação de suas raízes, a banda continua crescendo no conceito popular e adquirindo novos adeptos, principalmente crianças e jovens interessados em aprender a arte de tocar um instrumento.
Com aporte da Prefeitura de Macuco, por intermédio do Departamento de Cultura, a Sociedade São João Batista mantém em atividade uma Escolinha de Música com excelente nível didático. Segundo João Batista Poubel, maestro da banda, o objetivo é preparar as futuras gerações para dar prosseguimento ao que ele define como amor à arte instrumental e disseminação da cultura das boas e velhas bandas do interior.
Atualmente, a entidade abriga em sua escolinha aproximadamente 35 alunos, oriundos dos mais diversos bairros do município, com idade que varia entre oito e 17 anos e que recebem aulas teóricas e práticas duas vezes na semana, sempre às segundas e quintas-feiras, com o auxílio do também professor José Roberto da Rocha. “Posso dizer que se trata de uma geração promissora, interessada e talentosa. Em breve, tenho certeza que esse trabalho terá ótimos resultados e essa garotada estará integrando a banda adulta”, aposta o regente João Poubel.
A banda adulta, que também ensaia em sua sede às segundas-feiras, sempre às 19 horas, periodicamente é responsável por abrilhantar os mais diversos eventos em Macuco e região, entre os quais aniversário da cidade, festa do padroeiro, retretas comemorativas, alvoradas, procissões e apresentações especiais. No ano passado, os músicos mantiveram intensa atividade, atuando em Macuco e outros municípios, como Cantagalo (Euclidelândia), Itaocara, São Fidélis e Niterói.
Os interessados em ingressar na Escolinha da Sociedade Musical São João Batista e que mais tarde também poderão participar da equipe adulta da entidade, podem procurar o próprio maestro na sede da entidade, já que as vagas são ilimitadas, bastando ter no mínimo oito anos de idade. “Estamos à disposição dos que amam a música”, confirma Poubel.
Se dizendo fã da banda São João Batista desde a infância, Félix Lengruber enaltece o trabalho de seus profissionais e reforça o fato de que é crucial apoiar tais iniciativas. “Essa parceria com a Sociedade Musical demonstra nosso compromisso com a manutenção das tradições culturais e da valorização de crianças e jovens, pois quando estão aprendendo o ofício da música ficam com a mente inteiramente voltada para as coisas boas da vida e deixam de lado as armadilhas do mundo atual”, explica o prefeito.