Você está visualizando atualmente Pezão deverá ser investigado por gastos em Saúde, determina MP

Pezão deverá ser investigado por gastos em Saúde, determina MP

Governador será investigado para verificar se descumpriu a obrigação de aplicar 12% da receita do Estado na área da Saúde

Estadão Conteúdo

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) determinou que o procurador-geral de Justiça fluminense, Marfan Martins Vieira, instaure inquérito para investigar se o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) descumpriu a obrigação de aplicar na área da saúde 12% da receita corrente líquida do Estado, em 2014.

A acusação foi feita pelo Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) e havia sido arquivada pelo procurador-geral, mas todo arquivamento é submetido ao colegiado. Neste caso, o Conselho decidiu, por unanimidade, recusar o arquivamento e determinar a investigação.

Para justificar a acusação, feita em junho de 2015 – antes do colapso de atendimento em hospitais do Rio, ocorrido em dezembro -, o Cremerj usou dados do relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) sobre as contas do governo estadual em 2014. O corpo técnico recomendou a reprovação das contas, tendo como um dos argumentos a irregularidade nos gastos da área da saúde.

O Ministério Público não informou detalhes sobre a investigação que será iniciada.

Questionado sobre a ordem do Conselho Superior do MP-RJ, Pezão afirmou que cumpriu a exigência de aplicar 12% da receita estadual em saúde e que está “tranquilo” porque, segundo ele, não infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal.