Pezão exalta Saúde de Nova Iguaçu e reforça combate à dengue

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Enfrentando uma crise econômica provocada pelas quedas seguidas no preço do barril de petróleo, desastrosa para as finanças do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão voltou hoje ( 26) a Nova Iguaçu para ajudar prefeitos de 11 cidades da Baixada Fluminense a combater um adversário fortíssimo: o Aedes egypit, mosquito transmissor da dengue, da chicungunha e do Zika Vírus, doenças que se alastraram por todo o País.
Pezão entregou, no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade, 17 carros para reforçar o combate ao mosquito. O governador foi além: reafirmou compromissos de campanha com a região – a construção do sistema Guandu II, para acabar com a falta de água na região, obra que gerará 15 mil empregos depois forem iniciadas, infraestrutura nos bairros e a construção de três viadutos em Nova Iguaçu.
Sobre a crise econômica, ele recebeu a solidariedade dos prefeitos através do discurso do anfitrião Nelson Bornier. O governo do Rio perdeu R$ 15 bilhões em arrecadação no ano passado. Dirigindo-se a Bornier, agradeceu-lhe a cessão do médico Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, atual secretário estadual de Saúde, depois de afirmar que Luizinho fez uma revolução na saúde pública em Nova Iguaçu.
– O Luiz Antonio tirou a saúde de Nova Iguaçu do caos. Além de tirar o hospital da Posse das páginas do noticiário policial, ele construiu Clínicas da Família em diversos bairros e cuidou do atendimento básico – destacou o governador ao falar de algumas das virtudes de seu atual secretário de Saúde. – É um grande gestor – disse.
Humilde, o governador reconheceu que o Rio passa por uma crise financeira sem precedentes. Informou que não está acomodado. Disse que esteve cinco vezes com a presidenta Dilma Roussef nos últimos 12 dias em busca de soluções para tirar o Estado do Rio da atual situação e atribuiu aos adversários que derrotou recentemente as críticas mais pesadas à administração estadual.
O prefeito de Nova Iguaçu destacou que o combate ao mosquito transmissor da dengue é uma questão prioritária. Nelson Bornier enfatizou o cuidado com as grávidas, pois muitas podem ser contaminadas pelo Zika Vírus, prejudicando a gestação, pois os bebês podem nascer com microcefalia. Os dois carros que Nova Iguaçu recebeu do governo estadual reforçarão o combate ao Aedes aegypit. Em 2015, agentes da Secretaria municipal de Saúde realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias e o governo municipal fez campanha publicitária para orientar especificamente as gestantes na guerra contra o mosquito.
O secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior, que em Nova Iguaçu foi substituído por Emerson Trindade, defendeu ações constantes para proteger as mulheres contra a dengue e a Zika Vírus. Afirmou que os números de casos da doença são graves e que está lançando uma campanha de esclarecimento da população voltada para as gestantes, ampliando as ações de rastreamento no entorno das casas das grávidas.