Você está visualizando atualmente Prefeitura do Rio assumirá 2 hospitais estaduais da Zona Oeste

Prefeitura do Rio assumirá 2 hospitais estaduais da Zona Oeste

Albert Schweitzer e Rocha Faria passarão a ser geridos pelo município.
Anúncio foi feito nesta terça, em meio à crise na saúde pública estadual.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (5) que o município vai assumir a gestão dos hospitais estaduais Albert Schweitzer, em Realengo, e Rocha Faria, em Campo Grande, ambos na Zona Oeste da cidade. O anúncio foi feito na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão.

O Albert Schweitzer terá as chaves entregues para a gestão do município já na quinta-feira (7). Quatro dias depois, na segunda-feira (11), será a vez do Rocha Faria.
Mais parcerias
De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, o repasse dos hospitais para a administração municipal ficou definido ainda nesta terça, pela manhã.
“Tenho certeza que, além dessa, iremos estabelecer outras parcerias com a prefeitura”, frisou o governador.
Segundo Paes, a transferência dos hospitais é fundamental e possibilita ampliar a rede de atenção básica à saúde na região, umas das mais carentes do Rio.
De acordo com o prefeito, o secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura, Pedro Paulo Carvalho, será o responsável pela coordenação da rede hospitalar municipal nos próximos meses, ao lado do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Ideia antiga
A decisão ocorre em meio à crise da saúde pública no estado, que teve seu auge no fim do ano, com emergências fechadas por falta de verba para pagar funcionários e comprar insumos. Mas a vontade de Paes de municipalizar a gestão das duas unidades é antiga. Em 2012, ele já havia dito que queria assumir os hospitais. Esse processo já havia acontecido com o Hospital Pedro II, em Santa Cruz.