Você está visualizando atualmente Programa de Artesanato estadual entrega Carteira Nacional do Artesão em cidades da Costa Verde

Programa de Artesanato estadual entrega Carteira Nacional do Artesão em cidades da Costa Verde

Profissionais de Angra dos Reis e Paraty celebram a conquista do documento

Cento e três artesãos da região turística Costa Verde receberam, nesta terça-feira, a Carteira Nacional do Artesão. O documento foi entregue pelo Programa de Artesanato Estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), durante solenidades, que contemplaram artífices de Angra dos Reis e Paraty. Foram entregues 55 documentos a profissionais de Angra dos Reis e a 48 de Paraty.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participou das solenidades de entrega dos documentos e ressaltou a importância do artesanato como gerador de emprego e renda para milhares de profissionais e como fator de desenvolvimento econômico para as cidades que investem na atividade.

– Artesanato e turismo se entrelaçam. A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou porque essas peças refletem a arte e a cultura do local que aquele turista não quer esquecer. Por isso, é tão importante, para o desenvolvimento de ambas as atividades, que elas caminhem juntas. Ganha o artesão, o município e o turismo do Estado.

A coordenadora do Programa de Artesanato, Natcha Dias Bhering, ressaltou a importância do cadastramento e os benefícios oferecidos pela Carteira Nacional do Artesão.

– Quero lembrar que o cadastro está sendo realizado em formato online. É necessário cumprir todas as etapas do processo para receber a carteira. O programa de Artesanato está à disposição dos que tiveram algum tipo de dificuldade para obter o documento que garante, entre outro benefícios, a possibilidade de microcrédito com a AgeRio, desconto para a compra de matéria prima e cursos de qualificação promovidos pelo Instituto Federal.

A artífice Aparecida de Cássia da Silva, de 50 anos, mora em Angra dos Reis há 22 anos, onde desenvolve trabalho artesanal usando a cabeça do peixe cavala, típico do município. Ela foi uma das que receberam a Carteira Nacional do Artesão e falou sobre a importância do documento.

– A carteira é de grande importância para nós artesãos porque formaliza o nosso trabalho. Além disso, ainda nos oferece vários benefícios. Estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Só tenho a agradecer.

Já a artesã Nayara Santos Nascimento, de 34 anos, é baiana, mora em Paraty há 13 anos, e descobriu há cerca de oito que o artesanato poderia ser uma fonte de renda para sua família. 

– É uma segunda renda para minha família. O turista, sempre que vem à cidade, procura alguma coisa que lembre a cidade. E o artesanato tem tudo a ver com a cidade. Sobre a carteira, posso dizer que quando você tem uma identificação de artesã tudo acaba ficando mais fácil, ela mostra que eu sou uma pessoa regularizada e reconhecida como artesã. Trazer o reconhecimento: esse é o maior benefício que o documento vai trazer. Fiquei super feliz!

Segundo dados levantados pelo Programa de Artesanato Estadual, vinculado à Setur-RJ, Angra dos Reis conta com 368 artífices já cadastrados e Paraty, 225. As solenidades de entrega aconteceram no Teatro Municipal de Angra dos Reis, na parte da manhã, e no Cinema da Praça da Imperatriz, em Paraty, à tarde.