Você está visualizando atualmente Resende é cidade que mais destrói Mata Atlântica no RJ; capital é a 4º

Resende é cidade que mais destrói Mata Atlântica no RJ; capital é a 4º

Fundação SOS Mata Atlântica lançou um site com informações interativas.Objetivo é disponibilizar para a população informações sobre bioma.

O município de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, lidera o ranking de desflorestamento de Mata Atlântica no estado entre 2000 e 2014, segundo pesquista divulgada nesta quarta-feira (11) pela Fundação SOS Mata Atlântica. A capital aparece na quarta colocação (veja tabelaabaixo).
Angra dos Reis, na Costa Verde, é a que mantém maior área proporcional de Mata Atlântica preservada, com 80,1% de vegetação natural, comparado com a área original. A capital fluminense, por sua vez, conta com aproximadamente 18% de vegetação natural do bioma.
A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas.
Informações online
A Fundação SOS Mata Atlântica também vai lançar nesta quarta o site “Aqui tem mata” com informações atualizadas sobre o desmatamento de mais de 3,4 mil cidades no período 2013-2014. No início da manhã o endereço ainda não estava em funcionamento. O objetivo é disponibilizar para a população, de forma mais interativa, informações sobre a preservação do bioma pelo Brasil.
A iniciativa, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), irá elaborar também o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica. O documento apresentará dados consolidados dos últimos 14 anos.
O site oferece opções de busca por localidade, mapas interativos e gráficos. A ferramenta está disponível para web, tablets e celulares, permitindo que os dados estejam acessíveis a qualquer usuário e possam ser reutilizados com finalidades de educação e defesa da proteção da floresta.

“A SOS Mata Atlântica lança o ‘Aqui tem Mata’ com o objetivo de tornar mais acessíveis os dados e o histórico das cidades que são abrangidas pelo Mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica. A partir de uma ferramenta de fácil visualização, qualquer pessoa poderá saber como seu município tem conservado o bioma mais ameaçado do Brasil. Ampliar o conhecimento sobre o assunto e torná-lo mais próximo do dia a dia é uma forma eficiente de incentivar a participação de todos na proteção do que resta de Mata Atlântica no país”, afirmou a Diretora Executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota.Floresta mais ameaçada
A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. O ranking de desmatamento do Atlas dos Municípios, com dados de 3.429 cidades brasileiras, é encabeçado pela cidade de Eliseu Martins, no Piauí. No município, mais de 4,2 mil hectares foram suprimidos no período entre 2013 e 2014.
Por outro lado, as cidades de Tamboril do Piauí e Guaribas lideram a lista das cidades mais conservadas, com 96% da vegetação natural. No recorte do período 2000-2014, a cidade campeã de desmatamento no Brasil é Jequitinhonha, em Minas Gerais, com 8,7 mil hectares desmatados.