Você está visualizando atualmente Secretaria de Estado de Saúde promove ações de combate à Zika e Dengue no Sambódromo

Secretaria de Estado de Saúde promove ações de combate à Zika e Dengue no Sambódromo

Parceria com a Comlurb mobiliza mais de 900 garis vestidos com a camisa da campanha “10 minutos Salvam Vidas”.

Continua nesta segunda-feira (08) a campanha de conscientização da Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Comlurb, no Sambódromo. Nos intervalos entre as passagens das escolas de samba, garis da Comlurb estarão usando a camisa da campanha “10 minutos Salvam Vidas”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A ação retorna à Passarela do Samba no dia do desfile das escolas campeãs (13/02). No sábado (06), o gari Renato Sorriso e suas musas levantaram a plateia com uma mensagem muito importante: Xô, Zika!

– Desfilo na Sapucaí há 20 anos, e neste ano está sendo especial, pois estamos levando animação e uma mensagem muito importante para o público – conta Renato Sorriso.

Para o secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., é preciso unir todos os esforços para combater o vírus Zika e a Dengue.

– A Secretaria de Saúde está com as atenções voltadas para o Zika vírus inclusive no carnaval porque sabemos que ele representa um perigo maior para as grávidas, já que pode causar a microcefalia nos bebês. Parcerias como a da Comlurb são fundamentais na mobilização da população. Criamos também uma campanha com foco nas gestantes e na segunda quinzena de fevereiro passaremos a contar com homens do Corpo de Bombeiros realizando visitas domiciliares junto com agentes da Prefeitura – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – O vírus da Dengue é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Zika e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

Crédito das fotos: Mauricio Bazilio/Divulgação SES