Conscientizar a população de Macuco sobre um tema que deve ser abordado constantemente por estar relacionado à qualidade de vida. Assim foi encarado pela Secretaria de Saúde e Combate as Drogas do município o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, instituído no âmbito estadual pela Lei nº 6.871, de 27 de Agosto de 2014, e cuja movimentação dos profissionais ocorreu na última quarta-feira, 5, no Centro de Saúde.
Durante o evento foram realizadas panfletagens, orientações, esclarecimentos aos pacientes com dúvidas a respeito dos sinais e sintomas da doença e também foi disponibilizado o Teste com Monofilamentos, cuja avaliação clínica tem como objetivo promover a busca ativa de possíveis casos. Na ocasião, munícipes de diversos bairros tiveram a oportunidade de se submeter ao teste de sensibilidade, realizado pela fisioterapeuta Mônica Fraga.
Segundo a enfermeira Marlise Cerbino Juliano, profissional envolvida na campanha, a comunidade precisa saber que a hanseníase é uma doença capaz de contaminar outras pessoas através das vias respiratórias caso o portador não seja tratado. “Por isso, população e profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas. Manchas esbranquiçadas e avermelhadas que afetem a sensibilidade da pele ou qualquer tipo de mancha dormente precisa ser encarada como suspeita de hanseníase. Diante disso, procurar uma unidade de saúde para receber o atendimento é a melhor solução, até porque tratamento e distribuição de remédios são gratuitos”, explica Marlise.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO