Polo de moda íntima está otimista com a recuperação da economia
no segundo semestre
A 25ª edição da Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, realizada em Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, de 2 a 4 de agosto, superou as expectativas de bons negócios para o setor. O evento reuniu cerca de 100 expositores, entre confeccionistas e fornecedores da região.
“Durante a feira, recebemos na Fevest 9.732 visitantes, de 21 estados brasileiros, além de comitivas e compradores da Itália, Portugal, Suíça, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Bahamas“, comemora Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), promotor da feira, que representa 1.480 indústrias do polo de moda íntima.
Segundo Porto, a expectativa inicial era de incrementar em 4,5% o volume de negócios em comparação ao ano passado, chegando a R$50 milhões. ”O movimento durante a feira superou essa previsão e a maior procura não foi por produtos de baixo custo, mas sim por novidades e tecnologia de ponta. Felizmente, as vendas totais chegaram perto dos R$53 milhões”, confirma o presidente do Sindvest.
Destaques da Fevest
Entre os produtos que mais se destacaram: lingeries para a melhor idade, com uma pegada mais moderna, e plus size; a cueca branca, em algodão, mas com estampa para colorir; lingeries confeccionadas com a primeira microfibra biodegradável do mundo; e produtos para atender necessidades pós-operatórias especiais e lingerie que oferece benefícios à saúde. Também foi destaque no evento o lançamento do primeiro curso de pós-graduação em Design de Moda de Nova Friburgo, uma parceria do SENAI Espaço da Moda com o SENAI CETIQT, para atender aos empresários e profissionais do setor.
Durante o evento, o Sebrae realizou oficinas e workshops sobre Loja Conceito, Novos canais de venda que aproximam a marca do consumidor, e Produção Executiva e imagem da moda. Com inspiração futurista, ”a ideia foi mostrar como é importante ajudar o cliente a entender seu corpo de um jeito prático, com uma linguagem atual e conectada. O design do espaço retro, mas com tecnologia de ponta, oferece interatividade e trabalha a autoestima das mulheres”, explica a coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp. E em parceria com o Sindvest e apoio da Firjan, o Sebrae lançou na Fevest o livro “Nova Friburgo Moda”, que conta a história industrial do polo, e em breve terá seu formato digital, para download.
Balanço positivo
Para os confeccionistas, a 25ª edição da Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima foi um sucesso. “A Fevest reúne as melhores empresas, os melhores fornecedores e, consequentemente, os melhores clientes. Nesta edição, tive a oportunidade de receber importadores de vários países, entre eles da Itália e Caribe. A Fevest é o momento indispensável para fixar o título que Nova Friburgo alcançou de Capital da Moda Íntima. Todas as empresas da cidade devem se apresentar para fazer jus ao título adquirido”, destaca o empresário Paulo Chelles, da De Chelles.
Eleonora Erthal, da Monthal Lingerie Noite, que participou de todas as edições da Fevest e este ano lançou lingeries confeccionadas com a primeira microfibra biodegradável do mundo, realizou 10% a mais de negócios em relação ao ano anterior. “A feira dá visibilidade para a região e a mídia, este ano, foi muito parceira, fundamental; a divulgação compensou todo o nosso investimento”, comentou Eleonora ao fazer um balanço da participação de sua empresa.
Para Jamil Kazan e sua esposa Geisa Tardin, que trabalham juntos para o sucesso da Rosativa Lingerie, a Fevest foi muito boa: “todo o trabalho valeu a pena. O movimento foi tão constante nesses dias de feira que não conseguimos visitar todos os estandes. Conhecemos muitos compradores novos e fechamos 40% a mais de negócios do que no ano passado. Como trabalhamos com cores diferenciadas, coleções inovadoras e contemporâneas, os produtos agradaram bastante. O segundo semestre já está sendo muito bom, acima das expectativas”.
Para Nelci Layola, que lançou na Fevest os produtos MedForm, para atender necessidades pós-operatórias especiais, oferecendo benefícios à saúde, “foi a Fevest mais vibrante que tive o prazer de participar e o resultado não poderia ser diferente. O que vi foram expositores e clientes satisfeitos. A importância da feira está cada vez mais clara para todos que realmente fazem parte do polo e vislumbram um futuro promissor para os seus negócios”.
26ª edição
Esta Fevest termina, mas os negócios continuam até a próxima edição da feira, que já tem data marcada para 3, 4 e 5 de julho de 2016. O presidente do Sindvest convida visitantes e compradores a visitar a Exposição “Novos talentos”, aberta no dia 2 de agosto e que permanece até 15 de dezembro, no SENAI Espaço da Moda.
A 25ª Fevest foi realizada pelo Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest); uma promoção do Senai/Firjan e Sebrae; com patrocínio do Banco do Brasil, Correios e Governo Federal; apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil; e organização da Teia de Eventos.