Batalhão de Ações com Cães busca certificação para atuar nas Olimpíadas

Batalhão de Ações com Cães busca certificação para atuar nas Olimpíadas

Força de elite francesa avalia animais preparados para farejar explosivos

Cinco cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC) estão prestes a receber o certificado internacional para atuar nos Jogos Olímpicos de 2016. Os animais que foram preparados pela unidade especializada, que é subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, estão sendo avaliados por dois representantes da RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion), a força de elite empregada nas crises mais importantes de segurança da França, como as que envolvem atos de terrorismo, libertação de reféns e proteção de autoridades.

– Esperamos que nossos cães sejam certificados pela RAID. Nossos animais vão passar por uma prova. A unidade policial francesa, que faz parte da força nacional daquele país, é um órgão internacional que pode dar esta chancela. Estes animais têm realizado diversos treinos para atuar nos Jogos Rio 2016 – contou o oficial responsável pelo intercâmbio com a unidade europeia, o primeiro tenente do BAC João Paulo Bóia.

A avaliação para a certificação dos cinco cães das raças labrador (3) e pastor belga de mallinois (2) acontece junto com o Curso de Condutores de Cães de Faro de Armas e Drogas, que conta ainda com um módulo de explosivos. Os membros da RAID ficarão 15 dias no Rio. O intercâmbio com a Polícia Francesa foi iniciado nesta semana.

– Aulas teóricas e práticas têm sido promovidas. Estamos nos atualizando em relação ao cenário de terrorismo na Europa. Um dos explosivos mais usados atualmente é o TATP (Triperóxido de triacetona) pela fácil fabricação e efeito. Nossos cães vão se familiarizar com esta substância. Também estamos trocando ideias com os representantes da RAID sobre os métodos mais eficazes de varreduras em locais de grande concentração de pessoas – acrescentou o policial.

 

No total, 18 policiais participam das atividades. Na quarta-feira (18/5), um treinamento especial foi realizado na Arena do Futuro, no complexo olímpico da Barra, palco de várias competições que serão realizadas nas Olimpíadas.

Foto: Alex Alves

Deixe uma resposta