Você está visualizando atualmente Corpo de Bombeiros dá início às olimpíadas internas da corporação

Corpo de Bombeiros dá início às olimpíadas internas da corporação

Competição de dez modalidades reúne cerca de 1.200 militares de 35 unidades operacionais do estado

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio iniciou, nesta segunda-feira (21/09), as competições das Provas Profissionais Intergrupamentos, que são as olimpíadas internas. As disputas são realizadas no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ), no Centro, e acontecem até o dia 30 deste mês. Cerca de 1.200 militares de 35 unidades operacionais do estado, incluindo o Comando de Área de Salvamentos Marítimos e os quartéis de atividades especializadas, participam do evento.

A competição abrange dez modalidades: agilidade, pista de aparelhos, ordem unida, linha direta, reconhecimento de ferramentas, atendimento pré-hospitalar, corda lisa, nós e voltas e simulado, além da prova de bombeiro mais resistente. Como nos dois anos anteriores, os militares participantes foram indicados por suas unidades e também foram realizados sorteios para duas das dez provas a serem disputadas – nós e voltas e linha direta. O intuito deste segundo critério é aprimorar a instrução de todo o efetivo.

As atividades são avaliadas individualmente e por equipe, e para cada modalidade há um oficial responsável por fiscalizar a ação do concorrente. É nomeado vencedor o atleta que desempenhar em menor tempo e de forma correta a habilidade proposta.

O bombeiro ganhador será premiado com uma medalha esportiva e outra de mérito profissional, que contará ponto para a sua promoção de carreira. Já o prêmio para o quartel ganhador será um troféu por modalidade e de campeão geral, além de uma estrela que deverá ser usada sobre o distintivo por cada militar do grupamento durante o período de um ano.

– As Provas Profissionais existem há mais de um século e surgiram como uma motivação para o treinamento. É um evento de tradição, com valores inegociáveis como a presteza no atendimento aos socorros. O grande ganhador disso é a população, pois à medida que os militares treinam e se empenham nas atividades, a população tem a convicção de que será atendida de forma rápida e eficiente pelas nossas tropas – afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, coronel Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, durante a solenidade de abertura das Provas Profissionais, ocorrida no Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

À frente do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) – unidade vencedora da disputa no ano passado-, o tenente-coronel Luciano Sarmento destacou que o evento contribui para estimular e valorizar as tropas.

– No total, 235 homens do GBS-Barra estão participando do evento e estão todos muito motivados. Esse tipo de iniciativa é muito importante porque traz satisfação pessoal para os bombeiros, além da certeza de que estão treinados e preparados para realizar um bom trabalho – disse o comandante do GBS-Barra.

Nesta segunda-feira, foram realizadas competições de três modalidades: corda lisa, reconhecimento de ferramentas e agilidades. Representando o 27º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Araruama, o sargento Felipe Dall’igna venceu uma das baterias da prova de corda lisa e ressaltou a importância da disputa para integrar as tropas.

– É uma ótima oportunidade não só para unir ainda mais as equipes como também para rever amigos de outros grupamentos. Dá muito orgulho participar do evento – concluiu o militar de 37 anos, que participa das olimpíadas internas pela segunda vez.

Fotos: Salvador Scofano