Confecções nesta linha produzem mais de 130 mil peças por mês.
Novidades serão apresentadas durante Feira de Moda Íntima.
Além dos tradicionais conjuntos, as lingeries e fantasias eróticas movimentam o mercado de moda íntima no Brasil e exterior. O maior polo produtor desse tipo de peça é Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. A cidade possui três grandes empresas produtoras de linhas sensuais e eróticas, responsáveis pela confecção de mais 130 mil peças por mês que alimentam o mercado nacional e internacional.
Uma das empresas do município produz sozinha 80 mil peças por mês e, este ano, vai lançar na Fevest, a Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, um catálogo todo repaginado, apresentando as principais tendências e novidades.
Segundo Wesley, as fantasias mais procuradas são as de enfermeira, estudante e mulher aranha. “Fomos surpreendidos pela procura dessa fantasia de mulher aranha. Ela é feita de vinil preto, meia estilizada. Está tendo bastante saída”, disse, lembrando que o primeiro trimestre foi marcado por uma redução nas vendas, devido à crise econômica do país.
“A partir do Dia dos Namorados, as vendas aumentaram bastante”, explicou Wesley. Ele ainda contou que, apesar da fabricação acontecer em Nova Friburgo, a maior unidade consumidora de peças eróticas no Brasil é o estado de São Paulo, seguido da Angola, onde a empresa criou, recentemente um centro de distribuição.
Fantasia de mulher aranha está entre as mais procuradas (Foto: Divulgação)
Fantasia de mulher aranha está entre as mais
procuradas (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com o diretor comercial da marca, além da mulher angolana ter um corpo parecido com o da brasileira, a empresa não teve dificuldade para entrar no mercado do país.
“Os africanos amam tudo que é do Brasil e, desde 2011, quando realizamos uma feira em Angola, fortalecemos nossos contatos”, contou Wesley, revelando que cerca de 10% do faturamento da Sapeka vem do mercado de exportação.
No ramo de exportações, outra empresa da cidade está atuando nos mercados dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Alemanha.
“A empresa produz cerca de 50 mil peças por mês e nossa venda aumentou 20% em relação ao período anterior”, comentou Eric Aguiar, diretor da Sensualle Lingerie.
Capital da Moda Íntima
O polo têxtil de Nova Friburgo e região é formado por 1.324 confecções, gerando 24 mil postos de trabalhos, sendo 10 mil diretos e 14 mil indiretos, que movimentam a economia da cidade serrana fluminense e região. A informação de maior polo produtor de moda íntima é confirmado pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit). Segundo dados da associação, o Brasil conta com 3,5 mil unidades produtivas com porte industrial.
Entre os dias 2 e 4 de agosto, a cidade realiza a sua 25ª edição da Fevest que acontece no Country clube e reunirá cerca de 100 expositores, entre confeccionistas e fornecedores.
Juliana Scarini
Do G1 Região Serrana