Castro ressaltou ação integrada com a Prefeitura do Rio para aumentar a fiscalização de construções desordenadas
O governador Cláudio Castro esteve, no final da manhã desta quinta-feira (03/06), na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste da capital, para acompanhar de perto o trabalho de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros no desabamento de um prédio no local. Desde antes das 4 horas da manhã, militares fluminenses atuam no atendimento às vítimas. Duas pessoas morreram.
– O momento agora é dar apoio às vítimas e ao Corpo de Bombeiros, que foram chamados por volta das 3h30 da manhã. Está sendo feita a avaliação de todos os prédios do entorno pelas Defesas Civis do estado e do município, que estão trabalhando em conjunto. Após o trabalho dos Bombeiros, tem início a ação da Polícia Civil. Um inquérito já foi instaurado na delegacia da Barra para apurar as circunstâncias – afirmou Castro.
Além de Castro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também esteve na comunidade. Juntas, as autoridades ressaltaram que a fiscalização de construções desordenadas precisam ser em conjunto.
– A fiscalização deve ser integrada entre a Prefeitura e o Estado. É um ponto que precisa melhorar e, por isso, eu e o prefeito vamos sentar para entender como isso pode ser feito por meio dos projetos de infraestrutura – disse o governador.
Inquérito vai apurar as circunstâncias
A Polícia Civil, por meio da delegacia da Barra (16ª DP), instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do desabamento do prédio. Equipes estão na região para identificar testemunhas e vítimas. A perícia será realizada no local assim que os bombeiros concluírem o trabalho.
Apoio às famílias
As secretarias estaduais de Vitimados e de Desenvolvimento Social estão no local e realizam, em parceria com a prefeitura, atendimento social e psicológico para as vítimas e famílias, com auxílio para os sepultamentos, aluguel social, cestas de alimentos e colchões.
Fotos: Beth Santos e Rogério Santana.