Governador entrega estrada entre Pinheiral e Volta Redonda

Obras de pavimentação beneficiam mais de 200 mil pessoas

Os moradores e produtores rurais de Pinheiral, no Médio Paraíba, vão dispor de mais uma via no caminho para Volta Redonda. Nesta sexta-feira (7/8), o governador Luiz Fernando Pezão inaugurou as obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação de 6,9 quilômetros da Estrada Municipal Helena Correia de Miranda.

– Quando temos recursos, conseguimos avançar. Não gosto de ficar falando de crise. Olho para frente, procurando trazer mais desenvolvimento econômico, emprego, fábricas e negócios, porque é isso que dá emprego e dignidade. E com trabalho, a economia anda – afirmou o governador.

Iniciadas em fevereiro, as obras foram realizadas pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria de Obras, e incluem contenção de encostas, construção de pontes e viadutos, e melhorias na sinalização horizontal da rodovia. Foram investidos R$ 2,2 milhões nas obras, que beneficiarão diretamente mais de 200 mil pessoas.

– A estrada é uma alternativa de acesso que permite que Pinheiral tenha mais segurança no acesso aos municípios vizinhos, principalmente Volta Redonda. Os maiores beneficiados com as obras foram a atividade comercial e a própria mobilidade da população – afirmou o secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto Junior.

Também conhecida como Rua Hérica Berbet, a Estrada Helena Correia de Miranda é utilizada como via de acesso à universidade local e como rota de escoamento da produção agropecuária da região.

– Esta é uma obra de pequena extensão, mas grande valor para a população, já que possibilita uma melhor mobilidade para os universitários, facilitando os estudos e investindo na juventude – disse o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro.

Mais segurança

A aposentada Maria Madalena Soares, 60 anos, lembrou da falta de infraestrutura quando chegou na cidade, há 35 anos. Moradora mais antiga do bairro, ela sonha com um futuro melhor para os seis filhos e 15 netos.

– Fiquei dez anos sem luz e sem água e agora tenho isso em casa. Morava no brejo: quando chovia, formava barro e a gente atolava até a canela quando ia trabalhar, e quando fazia sol, era poeira. Agora está bem melhor com essa estrada e os serviços que chegam aqui – disse a moradora.

O operador de produção Edilson do Carmo, 34 anos, contou que se sente mais seguro em ir trabalhar de bicicleta.

– Por aqui passam menos carros, então é mais seguro andar de bicicleta do que na estrada principal. E com a rodovia nova, chego mais rápido no trabalho – afirmou o operador de produção.

Para o aposentado José Silvestre, 61 anos, o maior benefício da pavimentação da estrada foi o fim da poeira, causada pela passagem de veículos.

– A pavimentação melhorou muito as coisas por aqui. Antes, tinha que fechar a janela toda vez que passava um caminhão, porque levantava muita poeira. Agora não tem problema – explicou o aposentado.

Fotos: Marcelo Horn