Pezão reitera apoio às cidades da região do Comperj

Governador busca alternativas para manter postos de trabalho em todo o estado

O governador Luiz Fernando Pezão reafirmou, na tarde desta segunda-feira (24/9), o compromisso de ajudar os municípios afetados pela paralisação das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

– Renovamos os nossos incentivos fiscais para que a Petrobras possa procurar investidores e estou fazendo tudo que está ao meu alcance para ajudar os municípios do Comperj. Tenho tentado ajudar os prefeitos. Já me reuni com eles e estou sempre à disposição – afirmou o governador, durante o Primeiro Fórum de Valorização dos Municípios do Rio de Janeiro, que discutiu alternativas à crise econômica, em Macaé.

O governador falou também sobre a sua preocupação com as taxas de desemprego no estado.

– Tenho feito todo esforço possível para continuarmos com as obras públicas, feito parcerias e conversado com presidente Dilma. O que mais me angustia é a falta de emprego e a falta de prosperidade.

Pezão destacou a importância de manter a parceria entre estado e municípios.

– Registramos o maior crescimento de arrecadação do IPVA, neste ano, desde o início do convênio firmado entre o estado e as prefeituras. Outro ponto muito importante é que o nosso produto de venda de dívida ativa, que a Assembleia Legislativa já aprovou, permite que os municípios com dificuldades na venda entrem também junto com o estado – detalhou o governador.

O fórum foi organizado pelo Governo do Rio em parceria com a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).

Uerj lança curso para gestores do estado

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro lançou, durante o fórum, seu novo curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Com duração de quatro semestres, o curso tem como objetivo criar novas alternativas para os gestores do estado. Nos primeiros cinco anos, a graduação será oferecida exclusivamente para gestores. Depois desse período, será aberta ao público. Também foi lançando o programa Escola Cidadã do Século 21, com salas virtuais oferecendo cursos visando à empregabilidade e ao empreendedorismo.

“Artesanato em Movimento”

Também ao longo do fórum, foi assinado convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar a maior capacitação de artesãos do programa “Artesanato em Movimento”, do Governo do Rio.

– O artesanato é uma atividade econômica importante para os municípios e pode ajudar muito na economia das cidades nestes momentos difíceis – explicou a coordenadora do Espaço Artesanato em Movimento, Nea Mariozz.

Fotos: Clarice Castro