terça-feira, 7 de janeiro de 2025 - 11:57

GOVERNO ACREDITA EM NOVO PROJETO PARA O COMPERJ

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) acredita que a mudança de planos em relação ao Complexo Petroquímico do Rio (Comperj) é viável para superar a crise. Em reunião realizada nesta quinta-feira (06/08) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga as perdas do Estado do Rio por influência da gestão precária da Petrobras, o secretário Marco Antônio Capute disse que o governo e a estatal atuam em conjunto para retomar investimentos no setor.

“A retomada do pólo de gás natural no Comperj é um dos projetos, porque uma unidade de gás natural gera matéria prima para o pólo petroquímico. E também pode facilitar a implantação do primeiro trem de refino. A médio prazo, esse plano vai seguir, por isso estendemos o prazo de incentivos”, explicou Capute.

Mudanças
Relator da CPI, o deputado Luiz Paulo (PSDB) disse que o Estado do Rio é o maior prejudicado pela crise da estatal e o governo deveria se posicionar para ser compensado: “O Comperj deveria estar funcionando como refinaria, mas só tem previsão para beneficiar o gás natural e inaugurar isso em outubro de 2017, enquanto a refinaria depende de um parceiro. Não há data para reiniciar os trabalhos”. O parlamentar defendeu mudanças no regime de partilha da exploração do petróleo.

Presidente do grupo, o deputado Edson Albertassi (PMDB) disse que nas próximas reuniões da comissão serão ouvidos representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Secretaria de Fazenda e da Petrobras. Está prevista também uma visita ao Comperj.

“Algumas questões ainda precisam ser respondidas. A nossa expectativa é para o relatório final ser entregue em setembro e encerrar a CPI com avanços importantes, não só demonstrando a perda que o estado do Rio teve, mas também criando condições para que no futuro a gente tenha avanços para recuperar parte do recurso perdido”.

(Texto de Camilla Pontes)

VEJA MAIS

Terremoto de magnitude 7.1 deixa diversos mortos no Tibete, diz China

Pelo menos 95 pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu uma região remota do…

Chefes do Legislativo e Judiciário não devem participar de atos do 8/1

Na véspera dos atos em alusão aos dois anos dos ataques às sedes dos Três…

Pandas brincam na neve em zoológico de Washington após forte nevasca; veja vídeo

O Smithsonian National Zoo, localizado em Washington D.C., postou um vídeo dos pandas-gigantes Bao Li…

Pular para o conteúdo