quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - 4:46

  • Home
  • Notícias
  • Insuficiência renal crônica vem apresentando números alarmantes, diz médico em capacitação para a atenção básica

Insuficiência renal crônica vem apresentando números alarmantes, diz médico em capacitação para a atenção básica

Encontro reúne profissionais de Cantagalo e Cordeiro, que vão realizar busca ativa através do sistema de atenção básica de saúde

Cantagalo – Através de parceria, as secretarias de Saúde de Cantagalo e Cordeiro se uniram para tratar de um tema comum e que vem preocupando os profissionais de saúde de ambas as cidades: a insuficiência renal crônica, doença que tem apresentado crescimento alarmante, inclusive em outras regiões do estado.

Para marcar o primeiro passo em busca de uma solução para o problema, Cantagalo sediou na tarde da última quinta-feira, 10 de setembro, um encontro com médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos dois municípios para discutir as ações que deverão ser implementadas em conjunto. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Cantagalo.

Também chamado de capacitação técnica pelos secretários municipais de Saúde Vânia Huguenin (Cantagalo) e Márcio Barbas (Cordeiro), o encontro contou com participação, como palestrante, do médico Jair Baptista Miguel, doutorando em nefrologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e que é um dos proprietários de uma clínica especializada em tratamento de pacientes renais em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste do estado.

Segundo o palestrante, quando ele e sua esposa, também nefrologista, abriram a clínica, a demanda de pacientes com esse tipo de problema girava em torno de 25 a 30 ao mês. “Essa realidade hoje é bem diferente, pois estamos beirando a casa dos 200 pacientes ao mês e com prognóstico nada animador, se analisarmos sob o ponto de vista da percepção, já que não temos um dado estatístico para nos mostrar a realidade em números reais”, explicou.

Jair Miguel acredita que, com um trabalho de base nas unidades básicas de saúde, passando pela orientação, diagnóstico e tratamento imediato, os casos graves da doença diminuirão consideravelmente. “Está faltando informação, prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. Esse trabalho sendo realizado, teremos pessoas mais saudáveis e evitaremos os estágios avançados, quando os recursos são a diálise peritoneal (uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue) e a hemodiálise (uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas)”, relatou.

O palestrante é defensor da diálise peritoneal (embora não seja possível em todos os pacientes), já que o tratamento é feito com maior liberdade e pelo próprio paciente, em casa. Esse método também é tido como de menor risco de infecção para o paciente. Inclusive, Jair Miguel também será a referência na região para diagnóstico de casos. Ele também defendeu uma otimização dos exames e se mostrou preocupado com a pouca procura, nos meios acadêmicos, pela nefrologia, o que tem levado a uma escassez enorme desses médicos em todo o país.

Janine Monnerat, coordenadora de Especialidades da Secretaria de Saúde de Cantagalo, e Ana Paula Bergamini, coordenadora de Atenção Básica, explicaram que o processo de busca ativa pela doença no município vai começar de imediato e envolverá os profissionais da ponta, como são chamados os agentes comunitários de saúde, que serão capacitados especificamente para a ação.

Elas também disseram que o agravamento ou avanço da insuficiência renal crônica é fruto, também, de outros problemas crônicos de saúde, como a hipertensão e o diabetes, doenças silenciosas e que comprometem o funcionamento dos rins. Para isso, Cantagalo também intensificará as ações de busca, conscientização, diagnóstico e tratamento desses dois graves problemas de saúde. De 21 a 25 deste mês, por exemplo, será realizada em todas as unidades básicas de saúde do município a Semana Municipal de Prevenção e Captação do Diabetes e Hipertensão.

Redação: Gilmar Marques

VEJA MAIS

Boulos pede, ao MPF, inquérito sobre empresa que escaneia íris no Brasil

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) solicitou, na quarta-feira (22), que o Ministério Público Federal…

American Airlines prevê lucro abaixo do esperado por erro de estratégia

A American Airlines previu um lucro para 2025 abaixo das expectativas de Wall Street, à…

Morre Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro

Mais velho bicheiro do Rio de Janeiro, José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu aos…

Pular para o conteúdo