Forças da Rússia continuam atacando infraestrutura essencial do país; autoridades pediram à população que ‘aguente’
Mais de 500 cidades ucranianas ainda estavam sem energia neste domingo (4), depois que bombardeios russos nas últimas semanas danificaram fortemente a rede elétrica do país, disse uma autoridade do Ministério do Interior.
“O inimigo continua atacando a infraestrutura essencial do país. Atualmente, 507 cidades em oito regiões do nosso país estão sem fornecimento de energia”, disse Yevgeniy Yenin, primeiro vice-ministro do Interior, à televisão ucraniana.
Em detalhe, “a região de Kharkiv é a mais afetada, com 112 aldeias isoladas; nas regiões de Donetsk e Kherson, mais de 90; na região de Mykolaiv, 82; na região de Zaporizhzhia, 76; na região de Lugansk, 43”, listou.
As autoridades ucranianas pediram no sábado (3) à população que “aguente”, apesar da deterioração das condições de vida.
“Temos que aguentar”, disse o governador da região sul de Mykolaiv, Vitaliy Kim. Várias vezes ao dia, os ucranianos ficam sem eletricidade e aquecimento, o que é difícil de suportar, já que as temperaturas estão negativas há alguns dias.
A perspetiva de novos bombardeios russos contra a rede energética ucraniana traz a preocupação de um inverno particularmente difícil para a população e talvez uma nova onda de civis procurem refúgio fora do país.
Créditos: Portal R7