A capacitação online a 11ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) já começou. Até o dia 20 de outubro, os estudantes eleitos para representarem os 92 municípios fluminenses terão aulas de capacitação seguidas de testes de conhecimentos. O deputado estadual Wanderson Nogueira, coordenador do projeto pelo terceiro ano consecutivo, diz que a habilitação comprova que o PJ é um evento que visa, sobretudo, promover o conhecimento dos participantes.
“Adaptamo-nos às necessidades dos nossos multiplicadores de cidadania. Criamos esse mecanismo online para colaborar e preparar os estudantes para uma experiência única. Mas ressalto a necessidade de todos em estudar e conhecer as técnicas para que possam se destacar “, disse o parlamentar.
O conteúdo das aulas foi elaborado pelo técnico legislativo Hugo Lontra e tem duração de quinze minutos cada, e contém questionários e apostilas complementares para os participantes estudarem. “Todos os parlamentares terminarão o curso com conhecimento básico para produzir seu próprio projeto de lei. Eles vão aprender, além de técnicas legislativas, limitações e competências para legislar. Outro ponto fundamental a ser abordado será a divisão e a relação entre os poderes”, destacou Lontra.
Este já é o segundo ano que a coordenação do Parlamento Juvenil faz questão de capacitar os estudantes por meio da internet. No fim desse mês, acontece também a capacitação presencial, onde a equipe de coordenação visitará vários municípios, tirando todas as dúvidas dos estudantes. Na semana de 26 de novembro a 1º de dezembro, os estudantes vão apresentar seus projetos de lei e viver a rotina de um deputado estadual nas dependências da Alerj.