Você está visualizando atualmente Prefeitura instala Centro de Referência Especializado de Assistência Social no bairro São José

Prefeitura instala Centro de Referência Especializado de Assistência Social no bairro São José

Unidade cuidará de pessoas com direitos violados ou em situação de risco social
Cantagalo – A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria de Assistência Social, acaba de instalar no bairro São José, o mais populoso do município, com cerca de seis mil moradores, uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a primeira a ser implantada no município.
A instalação foi oficializada às 11 horas da última segunda-feira, 15 de fevereiro, quando o prefeito Saulo Gouvêa, acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Madalena Bard, estiveram no local, onde antes funcionava o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), hoje instalado no bairro vizinho, o Santo Antônio.
A cerimônia foi reforçada pela apresentação da equipe técnica, empossada no mesmo dia, em evento realizado na sala de reuniões, na Prefeitura. Fazem parte do grupo cinco profissionais: duas assistentes sociais, um psicólogo, uma agente administrativa e uma recepcionista. “Ainda teremos outros dois profissionais, um assistente social e um psicólogo, que completarão a equipe, tendo em vista que os convocados para a posse desta semana enfrentaram problemas e desistiram”, contou a secretária Madalena Bard, que, após as devidas apresentações, esteve reunida com a equipe técnica para passar as informações relativas aos equipamentos utilizados pela Secretaria de Assistência Social.
O prefeito Saulo Gouvêa explicou que o Creas é uma unidade pública da política de assistência social onde serão atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. “Não gostaríamos nunca de necessitar instalar uma unidade do Creas, pois seria sinal de falta de demanda. Infelizmente, havendo essa necessidade, somos obrigados a intervir. Que esta unidade seja mais do que pacificadora, para que possamos colher bons resultados”, disse.
A unidade deve vai o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), podendo ofertar, ainda, outros serviços, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de medidas socioeducativas em meio aberto.
– Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços de assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária – esclarece a secretária Madalena Bard.
Redação/Fotos: Gilmar Marques