Você está visualizando atualmente PROJETOS DE ESTUDANTES PODEM VIRAR LEI

PROJETOS DE ESTUDANTES PODEM VIRAR LEI

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Oito projetos de lei apresentados por estudantes da rede pública estadual que participaram da 9a edição do Parlamento Juvenil, realizado em novembro de 2015 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foram reformulados pelo coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSB) e publicados no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (17/02). Os projetos vão seguir para votação no plenário da Casa e, se aprovados, seguirão para a sanção do governador.

As propostas vão desde a área de educação até o cuidado com a alimentação. Segundo Wanderson Nogueira, a política necessita da juventude. “Nunca um projeto que saiu do Parlamento Juvenil se tornou lei. Essa é uma oportunidade. As ideias eram muito boas e não poderiam ser desperdiçadas”, disse o deputado. De autoria de Ryan Moreira, de Nova Friburgo, o projeto de lei 1.400/16, propõe que os estágios das escolas de formação de professores passem a ser em salas com ao menos um aluno com deficiência.

“Já tive um companheiro de classe que tinha Síndrome de Down e o professor não sabia como se portar diante de algumas situações. Além disso, queria que fosse uma mudança que não gerasse custos para o governo. Fiquei muito feliz ao ver meu projeto sendo publicado, e ainda mais por saber que ele, se aprovado, pode ajudar muitas pessoas”, disse Ryan. Esse estágio é obrigatório. Mas, atualmente, eles só precisam passar 20 horas em contato com alunos com deficiência. “Acredito que seja muito pouco. Os professores têm que saber conviver com todos os tipos de pessoas”, concluiu.

Incentivar e facilitar as pesquisas científicas nas instituições educacionais do Estado foi a proposta de Wini de Moura, de Sumidouro, que se tornou o projeto de lei 1405/16. “Todos os países desenvolvidos se baseiam na ciência para a educação. O Brasil precisa valorizar a capacidade intelectual do seu povo. As escolas já são obrigadas a ter laboratórios e o meu projeto é para que o governo incentive as empresas a investirem na educação’, explicou.

Criado em 1998 e instalado em 2003, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj que tem o objetivo de aproximar os jovens da política. Nesta edição, 82 estudantes de 14 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino do Estado e eleitos por voto direto, viveram a experiência de ser um deputado estadual durante uma semana.

Conheça os outros projetos:

PL 1.399/16: Cria a Semana da Diversidade Cultural

PL 1.401/16: Inclui prova de redação em concursos

PL 1.402/16: Indicação no rótulo de alimento com agrotóxico

PL 1.403/16: Obriga cobrança fracionada em estacionamentos

PL 1.404/16: Cria o programa de bolsas de monitoria nas escolas estaduais

PL 1.406/16: Cria o dia de combate à intolerância religiosa

PL 1.407/16: Cria um programa de recolhimento de lixo eletroeletrônico

(Texto de Vanessa Schumacker)