terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 6:20

  • Home
  • Estado
  • Secretaria de Estado de Saúde promove ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

Secretaria de Estado de Saúde promove ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

Cristo Redentor e Catedral Metropolitana terão iluminação especial para chamar a atenção para a causa

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose (24/03), a Secretaria de Estado de Saúde promoveu nesta terça-feira (22/03), um evento na Cinelândia, no Centro do Rio, com jogos interativos e apresentação de vídeos sobre a doença. As equipes distribuíram material informativo e tiraram as dúvidas da população. No dia 24/03, ainda para alertar a população sobre o tema, serão iluminados de vermelho o Cristo Redentor, a Catedral Metropolitana, o Palácio Guanabara, as Câmaras Municipais do Rio e de Niterói, e a sede da Fiocruz. A ação é uma parceria da SES com o Fórum ONG de Tuberculose e as secretarias municipais de Saúde.

– A tuberculose tem cura, mas é fundamental que o diagnóstico seja precoce para que o tratamento tenha início ainda nas primeiras semanas, reduzindo as chances de transmissão da doença. O tratamento é longo, com duração mínima de seis meses, e é muito importante que não seja interrompido. É preciso conscientizar a população – afirma o secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Jr.

De 1991 a 2014, o Rio de Janeiro apresentou diminuição no número de novos casos, na taxa de incidência e de mortalidade, no entanto, o estado é o segundo do país no número total de casos – perdendo apenas para São Paulo. Em 2014, o Rio registrou ainda a maior taxa de mortalidade do Brasil (5,1 mortes para 100 mil habitantes), com 842 óbitos, e de incidência (66,45 casos por 100 mil habitantes).

– A situação da tuberculose no estado do Rio pode ser explicada pela alta densidade demográfica, já que a convivência muito próxima por tempo prolongado facilita a infecção. Mais de 80% dos casos está concentrada na região metropolitana – explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Plano de Ação contra Tuberculose e Aids – Em 2013, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro pactuou com as secretarias municipais de saúde, um plano de enfrentamento da tuberculose e da Aids, a fim de realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais precocemente e melhorar a taxa de cura da tuberculose. Entre as ações estão o prazo do resultado do exame de escarro para tuberculose em, no máximo dois dias, início imediato do tratamento, descentralização das ações de controle da tuberculose para toda a rede de Atenção Básica de todos os municípios, garantindo acesso e atendimento de qualidade para todos.

* Crédito: Everton Barsan/Divulgação SES

VEJA MAIS

Veja vídeos da Operação Torniquete no Complexo da Penha no RJ

Uma megaoperação policial deixou cinco feridos após intensos tiroteios no Complexo da Penha, na zona…

Randolfe admite “incômodo“ do Congresso com decisão de Dino sobre emendas parlamentares

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que houve incômodo entre…

Matéria escura pode ter se originado em um “Big Bang Escuro“, dizem cientistas

Entender a matéria escura segue sendo um dos grandes desafios da astronomia há décadas. A…

Pular para o conteúdo