TCE-RJ APROVA POR UNANIMIDADE AS CONTAS DE 2015 DO ESTADO

Conselheiros ressaltaram cumprimento dos índices constitucionais

As contas de 2015 do Estado do Rio de Janeiro foram aprovadas por unanimidade, nesta quinta-feira (19/5), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Os conselheiros ressaltaram que todos os índices constitucionais, como os vinculados à Educação e Saúde, foram integralmente cumpridos no ano passado. Em sessão que durou três horas, o relator do parecer que será enviado à Alerj, conselheiro José Gomes Graciosa, destacou a grave crise financeira do Estado e incluiu ressalvas e sugestões de “medidas saneadoras” ao seu voto.

O secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, sublinhou a importância da aprovação das contas pelo TCE e ressaltou que as ressalvas feitas pelos conselheiros serão importantes para melhorias na gestão do Estado.

– Foi uma decisão importante, as contas foram aprovadas com uma série de ressalvas que vão contribuir para que o Poder Executivo possa tornar a máquina pública mais eficiente. O Tribunal de Contas ajuda de maneira decisiva na melhoria da gestão pública do Estado do Rio de Janeiro – afirmou.

Espíndola destacou também o “papel auxiliar e colaborativo” do TCE-RJ na gestão do Executivo.

– Vamos nos adaptar às recomendações que beneficiam a população, que ganha uma máquina pública mais eficiente e mais adequada – ressaltou.

Graciosa destacou, antes de anunciar o seu voto, os enormes desafios econômicos da gestão do Estado desde o ano passado, determinados pela forte recessão econômica do País e a “queda significativa” nos preços do barril do petróleo. O relator defendeu cortes de despesas no Estado.

Deixe uma resposta