Conselheiros ressaltaram cumprimento dos índices constitucionais
As contas de 2015 do Estado do Rio de Janeiro foram aprovadas por unanimidade, nesta quinta-feira (19/5), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Os conselheiros ressaltaram que todos os índices constitucionais, como os vinculados à Educação e Saúde, foram integralmente cumpridos no ano passado. Em sessão que durou três horas, o relator do parecer que será enviado à Alerj, conselheiro José Gomes Graciosa, destacou a grave crise financeira do Estado e incluiu ressalvas e sugestões de “medidas saneadoras” ao seu voto.
O secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, sublinhou a importância da aprovação das contas pelo TCE e ressaltou que as ressalvas feitas pelos conselheiros serão importantes para melhorias na gestão do Estado.
– Foi uma decisão importante, as contas foram aprovadas com uma série de ressalvas que vão contribuir para que o Poder Executivo possa tornar a máquina pública mais eficiente. O Tribunal de Contas ajuda de maneira decisiva na melhoria da gestão pública do Estado do Rio de Janeiro – afirmou.
Espíndola destacou também o “papel auxiliar e colaborativo” do TCE-RJ na gestão do Executivo.
– Vamos nos adaptar às recomendações que beneficiam a população, que ganha uma máquina pública mais eficiente e mais adequada – ressaltou.
Graciosa destacou, antes de anunciar o seu voto, os enormes desafios econômicos da gestão do Estado desde o ano passado, determinados pela forte recessão econômica do País e a “queda significativa” nos preços do barril do petróleo. O relator defendeu cortes de despesas no Estado.