terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 3:39

  • Home
  • Notícias
  • Três cidades da Serra estão entre as mais desenvolvidas do RJ, diz Firjan

Três cidades da Serra estão entre as mais desenvolvidas do RJ, diz Firjan

Índice de Desenvolvimento Municipal foi divulgado nesta segunda (7).
Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão entre as 10 primeiras.

A Região Serrana do Rio e o Centro-Norte têm três cidades entre as dez com melhor desenvolvimento socioeconômico do estado. Nesta segunda-feira (7), foi divulgado o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015 e Nova Friburgo é a segunda colocada no ranking, ficando entre os 500 IFDMs mais altos do Brasil.
Petrópolis e Teresópolis também estão entre os dez maiores resultados do estado, ocupando o 9º e o 10º lugar, respectivamente. Dos 14 municípios que compõem as duas regiões, quase 70% (nove) avançaram no desenvolvimento. Já São Sebastião do Alto teve a segunda pior nota (0,5869) de todo o estado, ficando à frente apenas de Japeri (0,5442), na Baixada Fluminense.
Para alcançar a segunda colocação no estado e a primeira na Região Serrana, Nova Friburgo obteve 0,8314 ponto, nota melhor que a da capital Rio de Janeiro (0,8281). O melhor município fluminense foi Resende com nota 0,8441 ponto. No índice, o segundo lugar ficou com Petrópolis (0,7904), seguido de Teresópolis (0,7876), Macuco (0,7260), Bom Jardim (0,7242), Carmo (0,7226) e Cordeiro (0,7222).
Duas Barras, Sumidouro e Macuco registraram avanços expressivos no período, justificados pela melhora no índice de “emprego e renda”. Já Teresópolis, Macuco, Cordeiro e Duas Barras apresentaram avanços nas três vertentes do índice.
Criado pelo Sistema Firjan para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição, com base em dados oficiais de 2013, o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.
O maior destaque da região foi no IFDM Educação: quase dois terços das cidades (64,3%) apresentaram alto desenvolvimento. Nesse indicador, Nova Friburgo e Carmo ficaram entre os dez melhores de todo o estado, ocupando a sexta e sétima posições. Cordeiro, Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Duas Barras e Teresópolis também evoluíram significativamente e alcançaram nota superior a 0,8100.
Já em Saúde, cinco dos dez piores resultados do Rio de Janeiro estão na Serra: Duas Barras, Cantagalo, Trajano de Morais, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Apesar da avaliação ruim, Santa Maria Madalena avançou 11,2% no IFDM Saúde. Já Petrópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis atingiram alto desenvolvimento nesse indicador.
Em relação ao quesito “emprego e renda”, nenhum dos 14 municípios foi classificado como alto desenvolvimento. Nova Friburgo (0,7831), Teresópolis (0,7333) e Petrópolis (0,7303) obtiveram desenvolvimento moderado.

VEJA MAIS

Homem é preso após estuprar adolescente durante voo para Belém

A Polícia Federal prendeu um homem suspeito de estuprar um adolescente durante a madrugada da…

“Vai pagar?“: veja mensagens de tentativa de extorsão ao atacante Luiz Henrique

A CNN teve acesso às mensagens de tentativa de extorsão enviadas ao atacante Luiz Henrique, do…

Moraes autoriza Bolsonaro a participar de velório e enterro de mãe de Valdemar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) o…

Pular para o conteúdo