Palestra aborda prevenção ao câncer de mama em Macuco

Ação faz parte da programação do ‘Outubro Rosa’ da Secretaria de Saúde

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Integrando a programação alusiva ao ‘Outubro Rosa’ no município, a Secretaria de Saúde de Macuco realizou nesta quarta-feira, 21, através da Coordenação de Saúde da Mulher, no Centro de Saúde local, a campanha denominada ‘Dia D’. O objetivo foi oferecer orientações objetivas e disseminar entre as mulheres macuquenses a importância da prevenção do câncer de mama, além de chamar a atenção para os cuidados com a saúde da mulher.
Sob supervisão de Verônica Golinelli, a palestra também contou com participação da assistente social Vera Patuelli e da enfermeira Lívia Gonçalves. Numa linguagem simples, direta e acessível, as três profissionais foram incisivas e demonstraram estar preparadas para focar o tema, seguindo as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. A população feminina recebeu esclarecimentos e informações educativas e preventivas.
Gratuita e esclarecedora, a palestra tocou em pontos fundamentais do assunto tão frequente no cotidiano feminino, entre eles os exames que detectam a doença, especialmente a mamografia, que deve ser realizada pelo menos uma vez a cada ano. “Vale lembrar que em casos de histórico familiar de câncer de mama, esses cuidados devem ser redobrados e o médico consultado regularmente”, orientou Verônica.
Lançando mão da colaboração de uma moradora, que serviu de modelo para as conterrâneas, Verônica Golinelli demonstrou como realizar o autoexame das mamas, que deve ser feito periodicamente pelas mulheres. “É preciso que vocês conheçam a estrutura das suas mamas e esse procedimento deve ser feito constantemente. Caso seja notada alguma alteração, caroço, edema ou mesmo vermelhidão da pele, um profissional de saúde deve ser contatado com urgência para detectar de fato o que pode estar acontecendo”, explicou.
Também para marcar o mês da conscientização, outra medida importante idealizada pela Secretaria de Saúde de Macuco será a viabilização do exame mamográfico para as mulheres que integram a faixa etária da campanha. Para realizar o exame, toda mulher com idade entre 50 e 69 anos deve se dirigir a uma das unidades de saúde do município e solicitar o requerimento para fazer a mamografia.
Por fim, as três profissionais imbuídas na palestra reforçaram que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico de um câncer de mama, maiores são as chances de cura. Além disso, ressaltaram que o autoexame não substitui a mamografia, uma vez que pode levar até oito anos para que os sintomas se tornem sensíveis ao toque.

Deixe uma resposta